Jacobs Guimar - Solução em Gerenciamento

Idiomas:

Aracruz Celulose - Projeto Modernização

Home » Media Center » Case

Case

Logística Integrada para Exportação de Minério de Ferro

Destaque MMX Logística Integrada para Exportação de Minério de Ferro

Instalado na Baía de Sepetiba, em Itaguaí (RJ), o Porto Sudeste, consolida o sistema de logística integrado da companhia. Com investimentos de R$ 1,8 bilhão, ele permitirá que o minério de ferro da região de Serra Azul, interior de Minas Gerais, seja exportado para o mercado transoceânico. Para implantar o empreendimento, a MMX contratou a Jacobs Guimar Engenharia que está atuando desde a fase inicial de concepção do projeto. Ele se localiza a apenas 2 km da malha ferroviária da MRS e possibilitará a ligação direta da Unidade Serra Azul, onde a MMX opera duas minas de minério de ferro, em Minas Gerais, até o mercado internacional de minério de ferro. 
 
As obras para a construção do empreendimento empregam quase 3 mil pessoas atualmente. Com início da operação previsto para 2012, o superporto terá capacidade para exportar 50 milhões de t/ano de minério de ferro numa primeira fase. Para uma segunda etapa, que já está em fase de licenciamento, o terminal portuário poderá exportar até 100 milhões de t/ano. Toda movimentação de minério de ferro até o porto será feita por ferrovia.
 
Para isso, estão sendo construídos, a partir da linha principal da MRS Logística, um ramal e uma pera ferroviária para o descarregamento dos vagões e manobra dos trens.
 
Considerando o respeito ao meio ambiente, uma prioridade da Jacobs Guimar Engenharia desde o início da implantação, todo o trabalho é desenvolvido de modo a gerar o menor impacto ambiental possível. Também estão no foco da gerenciadora, a promoção da educação, capacitação, conscientização e sensibilização dos seus colaboradores e das empresas contratadas, além da preocupação com as comunidades que vivem no entorno do empreendimento.
 
A Jacobs Guimar Engenharia atua no gerenciamento das seguintes instalações do terminal:
 
Píer: com berço de atracação para embarcações capesize.
 
Carregadores de navios ZPMC: fornecimento e montagem de carregadores de navios, incluindo engenharia, fabricação, fornecimento (transporte), comissionamento e operação assistida.
 
Dragagem: na área da bacia de evolução, no canal de acesso ao superporto Sudeste e na área fora do porto.
 
Túnel para ligação dos pátios à área offshore: túnel para ligação dos pátios à zona portuária, com seção transversal (20,5 m de largura e 11 m de altura e 1,8 Km de comprimento).
 
Complexo rodoferroviário: construção de uma nova rodovia de acesso à Ilha da Madeira e da infraestrutura do ramal ferroviário que interligará a ferrovia da MRS até a pera ferroviária do superporto Sudeste.
 
Viradores de Vagões: construção e montagem de sistemas de viradores de vagões duplos.
 

Jacobs Guimar - Solução em Gerenciamento
  • Av. Marechal Câmara, 160 - Edifício Le Bourget 5º andar
    Centro - Rio de Janeiro - CEP: 20.020-080
  • TEL.: (21) 2517-9000
    FAX: (21) 2517-9010
  • Copiright (c) 2012 Jacobs Guimar S.A.
    Todos os Direitos Reservados.